Lobas em ritmo de preparação para o Campeonato Gaúcho

Com a pré-temporada em andamento, primeiros testes já tem data para acontecer

Por Aline Klug - AI/ECP, Publicado em 15/07/2021 às 20h05.

...

Foto: Aline Klug - AI/ECP

Após a boa notícia de reativação da equipe adulta, o departamento feminino do Esporte Clube Pelotas deu início a pré-temporada, visando a disputa do Campeonato Gaúcho 2021. O objetivo já foi definido: garantir através de uma boa colocação no estadual, uma vaga no Brasileirão A3 do ano que vem.

Para que as metas sejam cumpridas as Lobas já treinam pesado. Para garantir vaga no Campeonato Brasileiro elas precisam ficar, pelo menos, na terceira colocação no Gauchão, algo que não está fora da realidade da equipe mais tradicional da categoria no Rio Grande do Sul. Na última participação das Lobas pela principal categoria do futebol Gaúcho, em 2016, o Pelotas terminou a competição na terceira colocação, sendo eliminado na semi-final, após decisão nas penalidades.

Segundo destaca o coordenador das Lobas e técnico da equipe adulta, Marcos Planela, com a conquista da vaga o projeto entra em uma nova trajetória, a de crescimento, uma vez que o Brasileirão A3, criado recentemente após reformulação das competições por parte da CBF, é totalmente financiado pela entidade máxima do futebol nacional, o que representaria um excelente acréscimo econômico ao projeto.

A equipe adulta que representará o azul e ouro conta com uma mescla de jogadoras experientes e recém chegadas ao clube, com jovens oriundas da base. Com data ainda não definida, a competição organizada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) tem previsão para início em meados de setembro. Antes disso, há expectativa de um jogo-treino no dia 25 deste mês e a disputa de um torneio preparatório na cidade de Lajeado. 

Conforme explica Planela mesmo com os treinamentos técnicos e táticos sendo realizados aos sábados e domingos, os trabalhos não param nos dias de semana. "A equipe entre segundas e sextas-feiras estão trabalhando em subgrupos, mais voltados a treinamentos físicos. Os treinamentos presenciais com todo o grupo voltatam em maio e são realizados aos finais de semana no CT do clube".

O congresso técnico acontecerá em agosto, onde serão definidas as equipes participantes, fórmula de jogos e como estes serão distribuídos no calendário da competição.

De olho nelas

Um dos destaques da equipe é a meio campista Fernandinha, atleta que teve uma rápida passagem nas categorias de base do Pelotas em 2015. “Os treinamentos da nossa equipe já estão sendo colocado em prática, aspecto de suma importância para disputar qualquer campeonato, é através dos treinos que o time cria um entrosamento indispensável, se prepara fisicamente, estabelece o vínculo, consegue dar uma identidade, se tornar um time competitivo e disciplinado, para que no fim tenhamos êxito. Nossa equipe participará de torneios e amistosos a fim de construir e adquirir um padrão e ritmo de jogo", avaliou Fernandinha ao Arquivo Lobão. 

Elenco

Goleiras: Sandy, Dani, Amanda e Ketlyn
Laterais: Bárbara, Shariel, Pâmela, Ju Boeira, Kevilin, Elinha e Fernanda
Zagueiras: Bia, Laila, Veridiana, Pietra e Letícia
Volantes: Helena, Duda Martins, Paola Cassana e Sarah
Meias: Itainã, Samira, Fernandinha, Yasmin, Flávia, Natielen, Luisa Pires e Paola Kichler
Atacantes: Andressa Ramos, Kaká Acosta, Duda Quadros, Luana, Paty, Andressa Souza, Gabi Goulart e Bianca.